Nossas competências

Em nossa gestão de pessoas, utilizamos uma linguagem própria e única em todos nossos negócios e nos diversos países onde operamos, as competências ACCIONA. Cada cargo tem seu perfil, que inclui as competências essenciais para seu desempenho. Abaixo, detalhamos essas competências para que você possa conhecê-las:

  • Obtenção de resultados: capacidade de se concentrar na atividade para alcançar os objetivos que agregam valor à ACCIONA.

    Organização e Planejamento: capacidade de identificar, avaliar e planejar as ações a serem empreendidas para atingir uma finalidade específica, como fazê-lo e quais os recursos necessários para atingir o objetivo final.

    Qualidade de gestão: conhecer os procedimentos e contribuir com a ação e o exemplo para seu cumprimento, divulgação e superação, aplicando de forma eficaz e com rigor os conhecimentos aprendidos relacionados à sua área profissional. Também se refere ao interesse pela atualização dos conhecimentos.

    Foco no cliente interno/externo: sensibilidade, atitude e compromisso para ajudar os outros membros da empresa ou agentes externos com vínculos comerciais com a ACCIONA. Enxergar como cliente tanto os internos como os externos, de modo que a avaliação seja aplicada adequadamente em cada caso.

  • Visão de Negócio: capacidade profissional para imaginar para de onde você deve direcionar os esforços e recursos, ou seja, de toda a Acciona, de uma Divisão/Negócio ou Função. Visão global e integrada do mercado, da concorrência e estratégia da empresa.

    Iniciativa e inovação: Capacidade de agir de forma proativa, antecipando as necessidades, identificando oportunidades e assumindo riscos calculados. Capacidade de, proativamente, introduzir enfoques novos e criativos das atividades, dos processos de trabalho e de produtos, assim como trabalhar para melhorar as abordagens existentes para melhorar os resultados.

    Flexibilidade e orientação voltada para a mudança: Modificar seu próprio comportamento, aceitando as mudanças para se adaptar e antecipar às novas situações ao seu redor. Implica modificar habilidades e capacidades, desenvolvendo uma atitude proativa.

  • Trabalho em equipe: capacidade de colaborar com os outros, dentro e fora da equipe, estabelecendo uma relação de trabalho eficaz e uma comunicação fluida que contribua para alcançar os objetivos.

    Liderança e desenvolvimento da equipe: comportamento orientado para motivar, desenvolver, direcionar a equipe para os objetivos determinados, definindo o grau de delegação mais adequado. Implica também a capacidade de fazer que outras pessoas ajam de acordo com as necessidades da Acciona, utilizando adequadamente o poder pessoal ou a autoridade conferida pelo cargo ocupado.

  • Comunicação capacidade de expressar as ideias de forma clara e convincente, ouvindo e sendo receptivo às propostas dos outros, assim como a habilidade de expressar essas ideias por escrito e em relatórios. Capacidade de apresentar ideias para grupos e obter o seu comprometimento.

    Redes de contato: capacidade de estabelecer, manter e potencializar as relações por meio de contatos e redes profissionais para alcançar os objetivos empresariais.

    Negociação: negociação ou mediação é a capacidade de convencer e chegar a acordos que sejam benéficos para ambas as partes, podendo construir relações duradouras com pessoas da Acciona ou fornecedores e/ou clientes externos.